sábado, 9 de outubro de 2010


Mais curiosidades sobre Roma

 
Origem de Roma : explicação mitológica
Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.

Origens de Roma: explicação histórica e Monarquia Romana (753 a.C a 509 a.C)
De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos, etruscos e italiotas. Desenvolveu na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastorais. A sociedade, nesta época, era formada por patrícios ( nobres proprietários de terras ) e plebeus ( comerciantes, artesãos e pequenos proprietários ). O sistema político era a monarquia, já que a cidade era governada por um rei de origem patrícia.
A religião neste período era politeísta, adotando deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes. Nas artes destacava-se a pintura de afrescos, murais decorativos e esculturas com influências gregas.

Principais imperadores romanos : Augusto (27 a.C. - 14 d.C), Tibério (14-37), Caligula (37-41), Nero (54-68), Marco Aurelio (161-180), Comodus (180-192).

Um dos principais livros sobre Roma
 Roma Antiga - Coleção O Cotidiano da História
   Autor: Feijo, Martin Cezar
   Editora: Ática

Moda Romana

Moda de Roma inserida nos dias de hoje :)

Muitas pessoas pensam que os romanos só usavam togas ou pior pensavam que eles só usavam “lençóis enrolados sobre o corpo”, mas isso é um tipo mito, na verdade a moda La tinha sim as togas e stola, elas foram as principais peças da moda, mas outros importantes elementos substituíram a toga em Roma. Um deles é a Túnica.

Piada sobre Roma Joãozinho estava fazendo a maior bagunça na classe e a professora de história resolve lhe aplicar uma reprimenda.
- Joãozinho, levante-se! Chamada oral!
Apavorado, ele levantou-se com as pernas tremendo.
- Quem foi que colocou fogo em Roma?
- Não fui eu, professora!
A professora ficou muito invocada e deu-lhe um zero.
No dia seguinte, a mãe dele aparece na porta da escola para tirar satisfação.
- Eu queria saber - perguntou para a professora. - por que a senhora deu zero para o meu menino?
- É que eu perguntei para ele quem pôs fogo em Roma e ele me disse que não era ele! E a mãe:
- Olha, dona! O meu menino pode ser meio malcriado, mas não tem mania de mentir! Se ele diz que não foi ele é porque não foi mesmo!

Esperamos que gostem dessa postagem também :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário